sexta-feira, 29 de agosto de 2014

OS TEMPOS E AS JUVENTUDES!

ATIVIDADE SOBRE AS JUVENTUDES NO TEMPO. OS ALUNOS A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO SOBRE OS HIPPIES TINHAM QUE PRODUZIR UM PAINEL ILUSTRANDO O MOVIMENTO HIPPIE E SEUS VALORES E A JUVENTUDE ATUAL E SEUS VALORES, NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS, NO COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA, DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, TURMA 31, PROFESSOR FABRÍCIO COLOMBO. 


















Material: Turma 31

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

MAQUETES - FONTES DE ENERGIA


Maquetes sobre fontes de energia desenvolvidos pelos alunos da turma 22, segundo ano do ensino médio, na área de Ciência Humanas, no componente curricular de Geografia, ministrado pleo professor Fabrício Colombo. Além da exibição das maquetes, os alunos explicaram os seus projetos, expondo a aplicabilidades da fonte de energia escolhida.

















Imagens: Professor Fabrício Colombo.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

BAILE DE 30 ANOS DA ESCOLA

 NO SÁBADO DIA 23 DE AGOSTO, FOI REALIZADO NO CLUBE DE SARGENTOS, EM SÃO LEOPOLDO, O BAILE EM COMEMORAÇÃO AOS 30 ANOS DA NOSSA ESCOLA. O EVENTO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, EX-PROFESSORES, EX-FUNCIONÁRIOS E EX-ALUNOS QUE CONFRATERNIZARAM JUNTOS.
















Imagens: Professora Ivanice Magalhaes.








sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PROPAGANDA E CONSUMO

 Estudando os Sonhos de consumo, uma das temáticas trabalhadas foi o
uso da propaganda, pois esta contribui bastante para o consumo. Assim

foi explorada a propaganda publicitária e propaganda política. O
alunos receberam a tarefa de analisar duas propagandas prontas
(política e publicitária) e criar duas propagandas.

Atividade realizada na área de Ciências Humanas,na componente curricular de Sociologia, sob a orientação da professora Ana Paula Viega.





terça-feira, 19 de agosto de 2014

19 DE AGOSTO DIA DO HISTORIADOR

PARABÉNS A ESSES PROFISSIONAIS QUE POSSIBILITAM QUE A PRÓPRIA HISTÓRIA NÃO SEJA ÚNICA E AJUDAM NA CONSTRUÇÃO DE CIDADÃOS PENSANTES. PARABÉNS AOS HISTORIADORES DA ESCOLA HAYDEE E A TODOS OS HISTORIADORES!

PROJETO JUVENTUDE - MÚSICA

Trabalho de releitura através da música. A visão do jovem através da produção de vídeo realizado na matéria de Língua Portuguesa, professora Aline, pelas alunas Driéli da Costa Fernandes, Karoline Garcia Guisalberti, Luana da Silva Kettermann e Tainá Fetter Farias, do segundo ano do ensino médio noturno, turma 24. (Material fornecido pela professora Aline).

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

II SEMINÁRIO ESTADUAL DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

Na terça-feira, dia 12 de agosto, o professor Fabrício Colombo, esteve na Sogipa, em Porto Alegre, representando nossa escola no II Seminário Estadual do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Rio Grande do Sul . 
Na ocasião, foram discutidos assuntos referentes a educação básica, com ênfase para o ensino médio, como os desafios da aprendizagem; tensões e possibilidades entre as juventudes e, o cenário do Pacto a nível nacional. Além disso, houve mostra de trabalhos realizado pelos Orientadores de Estudo e um painel sobre a pesquisa como principio pedagógico no ensino médio.(Imagem e texto - professor Fabrício Colombo).

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

FELIZ DIA DOS PAIS!!!!!

UM PAI TEM A SABEDORIA DE UM MESTRE E A SINCERIDADE DE UM AMIGO!
FELIZ DIA DOS PAIS A TODOS OS PAIS DA COMUNIDADE HAYDEE!

terça-feira, 5 de agosto de 2014

SUGESTÃO DE ESTUDO DE HISTÓRIA PARA O ENEM

O estudo de História para o Enem sempre necessitará de uma boa carga de leitura para dominar o conteúdo da disciplina e poder realizar uma boa interpretação dos textos.
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são caracterizadas pela interdisciplinaridade de seus temas e pela capacidade interpretativa que é exigida dos candidatos. No que se refere às questões de História, o candidato do Enem deve aliar os conteúdos que estudou durante o ensino médio com a interpretação dos textos que são utilizados como enunciados das questões.
 Uma primeira forma de proceder durante a prova deve ser a leitura atenta dos enunciados das questões. Geralmente são apresentados textos de historiadores em que muitas vezes a linguagem é mais erudita, sendo necessária maior atenção do aluno. Uma dica para a prova, e que geralmente é utilizada no próprio estudo da história, é “questionar o texto”. No caso da prova do Enem, o candidato pode inicialmente ler a questão e com ela direcionar a leitura do texto que é apresentado. O próprio texto responde à questão, facilitando a escolha da alternativa.
 As questões buscam ainda relacionar fatos do passado com acontecimentos recentes. Exemplo pode ser encontrado com o tema cidadania, principalmente no que se refere ao direito de voto. Muitas questões do Enem pretendem avaliar o conhecimento que os candidatos têm sobre a história do direito de voto no mundo, que surgiu com mais força após a Revolução Francesa de 1778 e, no Brasil, principalmente no Período Republicano. Nesse sentido, conhecimentos sobre o voto do cabresto e coronelismo na República Velha, além da campanha das Diretas Já na década de 1980 podem ser cobrados.
 O conhecimento sobre o desenvolvimento do capitalismo e o surgimento das classes sociais e de seus movimentos políticos também é geralmente pedido. Na história brasileira abordada no Enem tem ganhado significativa importância a Era Vargas, por representar o principal impulso ao desenvolvimento do capitalismo no Brasil e também por surgir as primeiras medidas legislativas de direitos trabalhistas. No âmbito de história geral, é necessária uma especial atenção ao desenvolvimento das lutas da classe operária europeia no século XIX e as correntes políticas que surgiram no período, como o liberalismo, o socialismo, o comunismo e o anarquismo. É importante, nesse sentido, dominar o conteúdo sobre Revolução Russa e suas consequências no século XX.
 A formação das identidades culturais é também tema recorrente nos conteúdos de História do Enem. É importante para o aluno estudar a escravidão no Brasil e refletir sobre suas consequências na formação da população brasileira, principalmente a existência de elementos de matriz africana na identidade nacional.
 Por fim, em virtude das ações da Comissão da Verdade, pode ser pedido ao candidato que responda a questões sobre a memória nacional e como a tentativa de investigar os crimes da ditadura militar está relacionada a esse esforço, apresentada como meio de consolidar o processo democrático, afastando as possibilidades de um novo regime militar no país. Um caminho para se atualizar sobre esse debate pode ser encontrado nas reportagens sobre o depoimento do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra à Comissão da Verdade, ocorrido em maio de 2013.
 Mas a principal sugestão é muita leitura. Não apenas para a prova do Enem, mas também para a própria vida do estudante.

http://vestibular.brasilescola.com/enem/sugestao-estudo-historia-para-enem.htm