quarta-feira, 29 de outubro de 2014

ESCRAVIDÃO NO BRASIL ATUAL

Vídeo sobre a escravidão atual no Brasil  produzido pelos alunos Anderson Luis Beck, Elizandra Pereira Sant'Anna e Guilherme Michel Lopes da Rosa, apresentado no trabalho do Seminário Integrado, da turma 32 (noturno), sob a orientação do prof. Fabrício Colombo. Durante a a presentação os alunos também utilizaram outros vídeos que mostram como se alicia as pessoas, as condições de trabalho e as ações de combate contra esta prática, que ainda nos dias de hoje existe em nosso país. Parabéns aos alunos pela pesquisa e pela apresentação!


terça-feira, 28 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
 A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.
 A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
 A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos  em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.
   Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.(http://www.outubrorosa.org.br/historia.htm).

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

APRESENTAÇÃO SOBRE A CULTURA HIPO HOP

 Na segunda-feira, dia 20 de outubro, os alunos Gabriel Braga, Luan Velho e Eliezer Domingues, apresentaram no Seminário Integrado, da turma 32 (noite) sob a orientação do professor Fabrício Colombo, um trabalho sobre a Cultura Hip Hop. NO decorrer da defesa da pesquisa, conceituaram a cultura Hip Hop, descreveram sobre a música, o comportamento, a arte do grafite, a dança, a influência do Hip Hop na juventude e no modo de ser e de viver dos jovens e como o Hip Hop pode ser utilizado na educação. 
O aluno Gabriel Braga também apresentou um pequeno "sampler", que pode ser conferido abaixo. Também destacaram os instrumentos que são utilizados na elaboração das músicas. Parabéns aos alunos pela pesquisa e pela apresentação, muito bem planejada.

Batida



No coração do hip-hop está a batida. Não é qualquer batida, mas uma onde o bumbo é afinado baixo e é batido com força. Algumas das baterias eletrônicas ("drum machines") mais populares são os clássicos Roland TR-808, TR-909, e o E-MU Mo Phatt. Existem também baterias de computador, como o Native Instruments Battery e o BFD da FXpansion. Cada um possui uma série de sons de bateria e percussão que podem ser alterados.

Samplers



Não se discorda que o hip-hop estaria incompleto sem o sampler. Sampling, ou a arte (sim, considera-se arte) de gravar uma "amostra" de um disco antigo ou som gravado ao vivo para uso em uma canção, vem sendo a principal característica da música hip-hop. Atualmente, os criadores de batidas têm a opção de comprar CDs lotados de diversos sons que podem ser carregados nos samplers e modificados de maneiras quase incalculáveis. O precursor de todos é o Akai MPC, atualmente na versão 5000. Há também o virtual Emulator X, da E-MU.

Sintetizador

Boa parte do rap popular usa um sintetizador para as partes de baixo e de som principal, assim como outros sons, como instrumentos de sopro e efeitos sonoros. Não há uma regra de dificuldade, é apenas questão de gosto. Salt-N-Pepa usaram um teclado Casio CZ-101, no hit "Push It", um modelo popular facilmente encontrado. Qualquer coisa serve. Muitos produtores de rap usam mais de um sintetizador, com modelos mais antigos se tornando populares novamente, como o MiniMoog, OSCar e o Roland Juno 106. Algumas das versões modernas mais populares são o Roland Fantom, Yamaha Motif e o Korg Triton.
Microfones

Embora não seja considerado um instrumento propriamente dito, escolher o microfone correto é muito importante para obter os trejeitos de voz de um MC (o cantor de rap). O popular Neumann U87 é o microfone mais usado, embora seja caro, assim como o AKG C414 ou o Blue Blueberry. No entanto, há alguns microfones bons e baratos, como o MXL 67i ou o Studio Projects C1. Sugere-se mais de um microfone pronto para vozes diferentes, se puder comprá-los.
Considerações
Além do equipamento principal, existem periféricos necessários para fazer tudo funcionar: área de trabalho de áudio digital, pré-amplificidador de microfone e os cabos dos equipamentos.
(Preciso encontrar, de Cartola - Remix Feat Thay Braga).



 Grafite




terça-feira, 21 de outubro de 2014

APRESENTAÇÃO SOBRE ENERGIA EÓLICA


Nesta segunda-feira, dia 20 de outubro, os alunos Suélen dos Anjos Lopes, Cibele Baldus e Edson Machado Santos, da turma 32 (noite) do terceiro ano do ensino médio apresentaram sua pesquisa sobre Energia Eólica no Seminário Integrado, sob a orientação do prof. Fabrício Colombo. Explicaram o funcionamento de uma usina eólica; destacaram as vantagens deste tipo de produção de energia para o meio ambiente; apresentaram planilhas de custos, onde demonstraram que este tipo de energia vem reduzindo o seu custo, mas é necessário mais investimentos para que a energia se torne mais barata para o consumidor final.Comentaram também, sobre o Parque Eólico de Osório.
Parabéns aos alunos pelo desenvolvimento e apresentação de sua pesquisa.








quarta-feira, 15 de outubro de 2014

HOMENAGEM AOS PROFESSORES

Homenagem aos professores da escola com música realizada pelos alunos Felipe e Bruno, da 8º A, na manhã desta quarta-feira, 15 de outubro dia do professor.


Os alunos da 3ºB, também prestaram sua homenagem aos professores da escola.


segunda-feira, 13 de outubro de 2014

MATRÍCULAS 2015

Cronograma de Inscrições e Matrículas
1º Semestre de 2015


INGRESSO - 1º Semestre de 2015
Etapa / ModalidadeInscriçõesMatrículas
LocalPeríodoPeríodo
Ensino Fundamental - 1º ano ou 1º Ciclo (6 anos de idade)Sitewww.educacao.rs.gov.br
ou em qualquer escola pública
13/10/2014 a 31/10/201405/01/2015 a 13/01/2015
.Ensino Médio(Politécnico) - 1º ano
.Curso Normal(Magistério) -1º ano
.Educação Profissional Integrada
ao Ensino Médio - 1º ano
Sitewww.educacao.rs.gov.br
ou em qualquer escola pública
13/10/2014 a 31/10/201405/01/2015 a 13/01/2015
Educação Profissional Subsequente (Cursos Técnicos) e Aproveitamento
de Estudos do Curso Normal (Magistério) - 1ºano
Sitewww.educacao.rs.gov.br
ou na escola pretendida
13/10/2014 a 31/10/201405/01/2015 a 13/01/2015
INGRESSO - Educação Infantil e
Educação de Jovens e Adultos(EJA) Fundamental e Médio
 
Etapa / ModalidadeInscriçõesMatrículas
LocalPeríodoPeríodo
Educação InfantilNa escola pretendida05/01/2015 a 13/01/201523/01/2015 a 30/01/2015
Educação de Jovens e Adultos  -
EJA Fundamental e Médio
Na escola pretendida (*)05/01/2015 a 13/01/201523/01/2015 a 30/01/2015
(*) Exceto no município de PORTO ALEGRE que também pode ser feita na Internet
TRANSFERÊNCIA / REINGRESSO - 1º Semestre de 2015
Etapa / ModalidadeInscriçõesMatrículas
Local (*)PeríodoPeríodo
Ensino Fundamental - 2ºano ao 9ºano ou 1º Ciclo(6 a 8 anos), 2ºCiclo (9 a 11 anos) e 3º Ciclo (12 a 14 anos)Sitewww.educacao.rs.gov.br
ou em qualquer escola pública
05/01/2015 a 13/01/201523/01/2015 a 30/01/2015
.Ensino Médio(Politécnico)-2º e 3º ano
.Curso Normal(Magistério)-2º e 3º ano
.Educação Profissional Integrada
ao Ensino Médio - 2ºano
Na escola pretendida05/01/2015 a 13/01/201523/01/2015 a 30/01/2015
* Municípios com Central de Matrículas na Rede Estadual e Municipal : Alvorada, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Gravataí, Pelotas, Passo Fundo, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo e Viamão
RETARDATÁRIOS - INGRESSO 1º Semestre de 2015
Etapa / ModalidadeInscriçõesMatrículas
LocalPeríodoPeríodo
Ensino Fundamental(1º ano ou 1º Ciclo/6 anos de idade)Sitewww.educacao.rs.gov.br
ou em qualquer escola pública
05/01/2015 a 13/01/201523/01/2015 a 30/01/2015
Ensino Médio(Politécnico) 1º anoSitewww.educacao.rs.gov.br
ou em qualquer escola pública
05/01/2015 a 13/01/201523/01/2015 a 30/01/2015














































Fonte: Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande d Sul (http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/matricula).


REUNIÃO DE PROFESSORES


 Neste sábado, dia 11 de outubro, ocorreu reunião geral de professores da escola para discutir e reestruturar o PPP - Plano Político Pedagógico - visando melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem em nossa escola. Os professores trabalharam divididos em grupos, em suas respectivas áreas de conhecimento para a elaboração de uma pesquisa sócio-antropológica, com o objetivo de descobrir características da nossa comunidade, como instrumento de referência para a elaboração do novo PPP. Os trabalhos foram coordenados pelo prof. Gilberto (supervisor da escola) e pelo prof, Fabrício (orientador do Pacto pelo Ensino Médio) e contou com a participação de professores de todos os níveis da escola (currículo, fundamental e médio).
Linguagens
Ciências Humanas
Ciências da Natureza
Matemática









quinta-feira, 9 de outubro de 2014

PESQUISA: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A CULPA É DELAS. É O QUE PENSAM OS BRASILEIROS SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Uma pesquisa realizada pelo Ipea quis saber as opiniões do brasileiro quanto à violência contra a mulher. Os resultados preocupam: a maioria dos brasileiros acredita que o estupro é culpa da mulher, que mostra o corpo e não se comporta como deveria.
Para a maioria dos brasileiros, a mulher deve “dar-se ao respeito”. Ela deve obediência ao marido e só se sente realizada ao ter filhos e constituir família. A maioria ainda acredita que, “se a mulher soubesse se comportar melhor, haveria menos estupros”. Mais que isso: para a maioria dos brasileiros, “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser estupradas”.
São essas as conclusões de um estudo conduzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado este ano.
Esta pesquisa foi adaptada pelo professor Fabrício Colombo e colocada ao terceiro ano do Ensino Médio,turma 31 na área de Ciências Humanas, no componente curricular de Geografia, quando era discutido em aula a violência contra a mulher no mundo árabe. O professor sugeriu aos alunos que a pesquisa realizada pelo IPEA em todo o Brasil, sobre a mesma temática, a violência contra a mulher (assunto sócio-histórico de grande relevância) fosse reproduzia na comunidade. 
Aqui estão os primeiros resultados. Essa amostra representa o trabalho das alunas Lara Michaelsen, Luana Souza, Pâmela Gomes, e Pâmela Souza, que entrevistaram 60 pessoas.
A metodologia da pesquisa era simples: as pessoas tinha que dizer se concordavam, discordavam ou se eram neutras as afirmações apresentadas.
CONFIRA SE A CONCLUSÃO FOI A MESMA OU DIFERENTE DA PESQUISA DO IPEA.











quarta-feira, 8 de outubro de 2014

PROFESSORES NA BANDA

Professores da escola, já fizeram parte da banda. No ano de 2000, os professores Fabrício(bumbo) e Danilea (prato) eram integrantes da então Banda Marcial da Escola Haydee.


terça-feira, 7 de outubro de 2014

PALESTRA SOBRE MEIO AMBIENTE

Nesta segunda-feira, dia 6, foi apresentada nas turmas das professoras Nila e Inês, uma palestra sobre Resíduos, pela equipe do CEPEA (Centro Permanente de Educação Ambiental), ministrada pela professora Vitória Viel. 








segunda-feira, 6 de outubro de 2014

VOTO CONSCIENTE

Atividade realizada na área de Ciências Humanas, nos componentes curriculares de História e Geografia (Prof. Fabrício Colombo) e Sociologia (Profª Ana Paula). 
Após uma palestra sobre democracia, eleições e o voto, os alunos do Ensino Médio foram convidados a produzir uma campanha pelo "voto consciente" e uma "crítica aos maus eleitores". Aqui estão algumas das atividades realizadas: