quarta-feira, 28 de outubro de 2015

SEMANA LITERÁRIA HAYDÉE 2015 - ABERTURA


A leitura de obras literárias tem se tornado uma tarefa cada vez mais desafiadora no contexto escolar. Ao longo dos anos de experiência com alunos do Ensino Fundamental e Médio, podem-se perceber a resistência e as dificuldades encontradas pelas crianças e adolescentes ao tentarem se envolver no universo mágico da leitura, seja através de obras clássicas ou best-sellers. Entretanto, no decorrer dessa prática educativa descobre-se que para auxiliar no processo de aprendizagem-descoberta dos alunos, nada melhor, que redescobrir algumas releituras de alguns clássicos e contos. A primeira opção, rica pela inesgotabilidade, já a segunda, caracterizada por narrativas ficcionais geralmente curtas, perfeitas para o planejamento do docente. Ambas as sugestões podem, sim, auxiliar o professor em sua jornada de sala de aula, inclusive na mediação e no incentivo à leitura. 
Vale destacar que ler um clássico é como ler um “livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer" (CALVINO, 1993); por isso, os clássicos são livros que chegam até nós, leitores, trazendo impressas em suas páginas, marcas das leituras que precederam a nossa própria leitura, resgatando na maioria das vezes, traços culturais que atravessaram, por exemplo, a linguagem e os costumes universais. Assim, um clássico é um livro que quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer, quando são lidos de fato, mais se revelam novos, inesperados, inéditos e até mesmo atraentes, que instigam qualquer leitor às inúmeras interpretações. Dessa forma, torna-se indispensável disponibilizar aos alunos o contato com essas diferentes interpretações de leitura. Com isso, os alunos formulam suas crenças e poderão se tornar futuros escritores, ou seja, poderão escrever sua própria história e, quem sabe, a do nosso país. Ítalo Calvino, em um de seus textos intitulado “Por que ler os clássicos?” (1993, p.13), afirma que a escola deve fazer com que o aluno conheça bem ou mal algumas obras clássicas, dentre as quais ele poderá depois de ler reconhecer e desfrutar de um repertório condizente com essa prática e suas diversas visões do mundo. Assim, poderá vivenciar em seu imaginário inúmeras situações de interpretação e refletir sobre elas, além de poder relacioná-las com os fatores históricos que norteiam, inclusive, a produção textual.(Profª Karina, Aline e Fabiana).

 Abertura da Semana Literária 2015 - 26/10
 Prof. Gilberto, diretor da escola, abrindo oficialmente a Semana Literária.
 Prof. Gilmar explicando sobre a apresentação do jogral da peça "Édipo Rei"



Alunos das turmas 11,12 3 13 (Primeiro ano EM) apresentando o jogral "Édipo Rei".

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