UMA SÓ BATIDA
PRODUÇÃO - E.E.E.M. PROFª HAYDEE MELLO ROSTIROLLA
Professoras Responsáveis:
Jorlete Gomes de Santana
Samara Lautert
Alunos envolvidos na filmagem
2º Ano B
Gabriela Carolina Domingues Schardong
Thiarles Eduardo Quadro de Oliveira
7º Ano B
Kharollayny Correa Zucatti
Thamires de Paula Matteo
João Lucas da Silva Aguiar Nogueira
7º Ano C
Maicon Soares Nogueira
Justificativa / Definição da Prática
Curta Histórias é uma premiação voltada aos alunos matriculados na Educação Básica da rede pública de ensino de todo o país. Em sua segunda edição, o prêmio tem como tema Personalidades Negras.
Esta iniciativa visa incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo em escolas públicas brasileiras.
Desta forma, valoriza a Educação para as Relações Étnico-Raciais a partir do proposto pela Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica. Vale ressaltar que em 2014 o Parecer CNE/CP 003/2004 completa dez anos. Neste estão estabelecidas as Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Assim, é importante que todas as escolas conheçam estas diretrizes para que avancemos no sentido de termos uma sociedade sem racismo e com mais equidade.
REGULAMENTO
A partir da leitura do Parecer CNE/CP nº 03/2004 dispõe-se que os vídeos deverão apresentar conteúdos “capazes de direcionar positivamente as relações entre pessoas de diferentes pertencimentos étnico-racial, no sentido do respeito e da correção de posturas, atitudes, palavras preconceituosas”. Além disso, os vídeos devem reconhecer e valorizar o legado histórico dos africanos e afro-brasileiros na construção da sociedade brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário