Na escola, a geometria
que estudamos é a Geometria Euclidiana. Esta é uma área na
Matemática que estuda questões relacionadas com a forma, tamanho, posição no
espaço,e é a geometria que é utilizada pelo homem para a construção de prédios,
casas, etc.
Entre o final do século XIX e início do século
XX, a Geometria Fractal se espalhou na comunidade científica por Benoit
Mandelbrot (1924 -2010). Desde então, tem atraído interesse por cientistas e
educadores devido a sua potencialidade, versatilidade e fascínio oferecido por
sua beleza e por representar tão bem objetos da natureza. Seu uso tem
ocorrido em diversas áreas como ciência, biologia, arte, etc.
Neste trabalho,
desenvolvido pela professora Janine no final do mês de maio de 2014, foi
realizado uma pequena abordagem de Progressão Geométrica para uma turma de 2°
ano do Ensino Médio (turma 21) utilizando as particularidades e a beleza da Geometria
Fractal. Duas das atividades elaboradas neste trabalho foram aplicadas no 2°
ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio
Professora Haydée Mello Rostirolla.
Primeiramente foi
utilizado o recurso audiovisual e na sequência foram propostas algumas
construções geométricas de fractais, tais como “Triângulo de Sierpinski”, e a
confecção de um Cartão Tridimensional Fractal de Degraus Centrais.
Nos resultados obtidos
pode-se observar uma contribuição positiva para o processo de ensino e
aprendizagem de Progressão Geométrica, utilizando figuras fractais.
Texto e imagens - Profª Janine Charlene Diogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário